Quem somos

B”H

KEHILAH:

Casa

 

B”H

Vídeo 1

* -Não convertemos, nós só ensinamos judaísmo:

 

Hoje nosso trabalho é ensinar a Toráh e apoiar famílias e pessoas nas quais precisam de instrução para viverem sua fé e quem sabe poder apresentar-se diante de um rabino para buscar um reconhecimento oficial perante a comunidade. Nossas fontes são 100% judaicas de ensino e a tradição é absolutamente familiar.

.

Chazan – Kehilah Beit ‘Or.

 

 

Nossa comunidade:

Assim como nas primeiras comunidades, vivemos em uma comunidade com projetos sociais de sustento aos que mais precisam. Vivemos em uma comunidade mais do que religiosa ou social, buscamos uma vida em família. Em povo, bem como O Sagrado e Bendito seja Ele, nos separou para que vivêssemos.

Não somos uma Instituição de conversão, somos uma instituição familiar de acolhimento para a vida na Torah.  Para que a pessoa tenha nossa confiança ela precisa fazer os cursos ministrados por Yaakov Benlev e entender como funciona a Santidade do Estudo da Torah, já que muitos membros da família estiveram afastados das Halachot, bem como do Beit HaKnesset. Depois dessa série de aulas a pessoa se apresenta aos mais antigos da comunidade e poderá então participar dos serviços de shabat. Até então a pessoa precisará freqüentar a comunidade somente aos domingos.

Como fazer parte?

Somos uma comunidade e não um clube, somos uma família e não um centro religioso. Para fazer parte precisará ser recebido por nossa família. Temos níveis de adesão. Há uma avaliação dos que desejam fazer parte e vão aprendendo à medida que são avaliados em nossas aulas.

Nível 1: Visitantes. Gostam das mensagens, porém não fazem parte da kehilah, geralmente são pessoas que de alguma forma não conhecem a forma israelita de viver e precisam receber mais Instrução (Toráh).

Nível 2: São os ESTUDANTES. Os estudantes foram aprovados no Nível 1 e estão dentro do processo para adentrarem nos benefícios da família local de Israel. Estes ainda aguardam a avaliação antes de tornarem-se membros. Para isso, mais estudos. É muito importante o crescimento espiritual daqueles que querem adentrar na família de Israel.

Nível 3: Ultimo nível, este é o nível de membro efetivo documentado em nossa sinagoga. Podendo futuramente ser avaliado para fazer parte do concílio de anciãos.

Continue estudando sempre. Que o Eterno, O Sagrado e Bendito seja Ele, lhe abençoe.

 

KEHILAH:

Casa

 

B”H

Vídeo 1

Vídeo 2

Kehilah

 

Kehilah é uma comunidade. Não uma instituição, mas um organismo. Não abrimos filiais, apoiamos famílias, famílias estas que se ajuntam com outras famílias de seu povo. O intuito desse ajuntamento é de fazer avodat HaShem (serviço ao S’nhor) e servir uns aos outros. Sim, somos um ajuntamento tradicional e familiar, comunitário para suprir as necessidades de nossas famílias e das famílias que se juntam a nós. Sendo assim a estrutura física e política, embora importante, não é fundamental. O fundamental é o mynian (congregar de 10 israelitas) para rezar e o Limud Torah ( estudo da Torah).

A Kehilah é uma comunidade com democracia semítica, ou seja, embora eleita pelo povo (adultos aptos que sejam aprovados como membros com bom testemunho),  os candidatos devem encaixar-se nas exigências da Torah (lei judaica) para ocuparem seus cargos.

NOSSA HISTÓRIA:
A Kehilah Beit ‘Or teve inicio em 2008 em uma praça da Zona Norte do Rio de Janeiro, ainda como um projeto piloto de Limud Torah ( estudo de Torah ) e no ano seguinte conseguiu a cessão de um espaço para Beit Midrash em um condomínio em nova Iguaçu.
Em 2009 a Kehilah Beit ‘Or recebeu o nome e a direção do projeto.

No ano de 2010 foi cedido á Kehilah Beit ‘Or um espaço em um galpão, ainda bem informal, porém foi um poderoso instrumento para reunir a comunidade israelita da zona norte do rio e baixada fluminense. Em 2012 a Kehilah Beit ‘Or alugou seu primeiro espaço próprio e hoje já instrui apóia e auxilia grupos em 4 cidades e mais pessoas identificam-se com a proposta e a mensagem da Kehilah Beit ‘Or e nos procuram.

LIDERES:
Nossos lideres são homens que enquadram-se nos pré-requisitos básicos para serem eleitos pelos eleitores validos. Os lideres das pequenas comunidades locais devem estar sugerimos a liderança nacional das comunidades e solicitar a ajuda em decisões locais, dentro da halacha.

FUNÇÕES COMUNITÁRIAS:

NASSI:
David Miller

GABAYIM

Benayahu Ben Kefah
Miryan bat Kefah

PROJETOS SOCIAIS (tzedakah)

TALIT:
Aos membros da Kehilah Beit ‘Or e associados, de nossas comunidades doamos Talitot (Pural de talit), como gratidão por ajudar a manter nossa comunidade. Para estes e para seus filhos. Pobres e abastados têm o mesmo talit de shabat com uma unidade e o símbolo da menorah ( candelabro), símbolo de nossa comunidade.

MEZUZAH:
Infelizmente não temos podido subir as comunidades de associados com mezuzah, porém estamos aguardando ajuda de pessoas que queiram e possam nos ajudar com este projeto e levar mais pessoas a cumprir esta mitzvah ( preceito religioso).

LIMUD TORAH:
O estudo de Torah é um dos pontos principais de nossa comunidade. Hoje há famílias Sefaradím que podem manter o estudo de Torah de seus filhos, porem nem todas as pessoas podem. Hoje há filhos que precisam de ajuda financeira em seus estudos, na compra de livros, cursos, itens de shabat e etc.

TEFILIN:
Um de nossos projetos é doar Tefilin à crianças que estejam se preparando para Bar mitzvah em nossas comunidades. Caso possa nos ajudar, entre em contato.

CONTATO:

Celular: 021 994784763
Twitter: @yaakovbenlev
Facebook: facebook.com/Yaakov.benlev

Bnei Anussim:
www.bneianussim.wordpress.com

Kehilah Beit ‘Or:
www.beitor.wordpress.com

Yaakovbenlev@yahoo.com

ESCOLA:
Nossa escola está disponível para todos os que desejarem. Para inscrição verifique no link de nossa yeshivah. E breve mais detalhes.

Chaverim caso possa ajudar-nos em algum de nossos projetos, entre em contato.

Kehilah Beit ‘Or – Rio de Janeiro – A sua sinagoga no Rio

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s