FUNDADOR

CONHEÇA LÍDER

Ya’avkov Benlev  nascido em 18 de sivan de 5743 (30 de maio de 83). Casado, primogênito de 5 irmãos e sobrinho de 22 tios.

NASCIMENTO: Yaakov nasceu no mesmo dia em que o Gabinete Espanhol aprovou uma lei que garantia liberdade religiosa aos judeus da Espanha, bem como a outras minorias religiosas. Desde 1492 tinha sido oficialmente proibido praticar o Judaísmo na Espanha – embora esta lei não tenha sido colocada em prática durante muitos anos antes de sua revogação oficial.

Yaakov é carioca Nascido no Lins, bairro carioca. De uma família sefaradí descendentes de judeus não religiosos. Sua família ainda hoje espalhada com várias profissões de fé e doutrinas, yaakov iniciou os estudos de torah em 1999 em uma celebração de Chanukáh.

Embora a família tenha pleno conhecimento de sua raiz e fé judaica a tradição das mitzvot não permaneceram na família no passado. Neto de Raimundo Carneiro Filho, pai de 34 filhos, e filho de Valdory Carneiro, pai de 5 filhos. Yaakov luta à favor do lugar de Bnei anussim e sefaradim, que assim como ele fazem um esforço anti-cultural para manter-se no judaísmo.

Em 1999 Yaakov Celebrou Chanukáh pela primeira vez onde iniciou o despertar para suas origens. Em 2004 Yaakov já se assumia como judeu e já começava a estudar mais a fundo sua história. Em 2006/7 iniciou seus estudos com um Moré Chassidico, mas foi em pesquisas na internet que conheceu um grupo que lhe ofereceu mais conteúdo para seus estudos (GTV). Em 2008/2009 Yaakov já estava envolvido nas atividades do grupo e estudando intensivamente. Yaakov em 2012 saiu do grupo por divergências das ideologias anti-chachamim e iniciou um estudo mais aprofundado no talmud visando uma vida prática, orientada pelos chachamim (Sábios da toráh).

Em 2008 Yaakov voltou suas aulas para estudos judaicos e a partir deste momento começou a liderar um grupo de estudos para Bnei anussim, que futuramente tornou-se a Kehilah Beit ‘Or. Em 2009 a Kehilah Instabilizou-se e Se tornou a primeira sinagoga de Nova Iguaçu. Com o tempo a Kehilah passou de centro de treinamento e teshuvah para um Centro Comunitário abrigando projetos de Tzedakah (Projetos Sociais judaicos). Yaakov foi chamado para liderar e fez parte do grupo de membros mais antigos.

Teologicamente Yaakov “passeou” por diversos grupos e estudou sobre os diversos seguimentos da “teologia judaica” e hoje caminha entre o ortodoxo e o conservador, porém entendendo que cada pessoa tem um ritmo e que as mitzvot tem um processo, para alguns pode ser mais lento e para outros mais rápidos. A tolerância e o Chessed, segundo ele, devem permear o processo de aprendizado das Mitzvot (Mandamentos).

Em 2011/2012 Yaakov saiu do grupo ao qual fazia parte, discordância das políticas de administração do grupo.

Hoje Yaakov continua dando aulas em uma comunidade e ajuda nas comunidades Beit ‘Or segundo os ensinamentos de Chessed e Tzedakah de seus Rabanim.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s