Shavu’ot Leis e costumes – Artigo 1

BS”D
Shavu’ot Leis e costumes
Em Shabuot temos muitas leis e costumes, dentre elas temos, comer alimentos a base de leite.
Hoje entenderemos ou veremos novamente as razões e motivos, legítimos, para este minchag (Costume).
Antes da outorga da Sagrada Torah no Sinai, já haviam as leis de Kashrut, porém a partir da entrega da Sagrada Torah de maneira institucional ela foi ratificada. A Torah foi entregue em um dia de Shabat, por esse motivo, nenhum animal poderia ser abatido, de mesma forma, nenhum k’lí (utensílio) poderia ser kasherizado, por tanto neste dia a principal alimentação física foi à base de leite.
O Segundo motivo, é que a Sagrada Torah é comparada com o leite, quanto alimentação. A palavra hebraica para leite é Chalav. A palavra Chalav (חלב) na guemátria tem o valor de 40 (quarenta), ou seja 8+30+2. Quarenta é o número de dias que Moshê Rabenu permaneceu no Monte Sinai recebendo a Torah de HaKadosh Baruch hu.
Há um outro equivalente que aprendemos sobre o valor de 40, Encontramos no Sefer Bereshit, no finalzinho da parashat Lech Lecha o passuk onde Avraham Avinu, ri em seu interior ao receber a notícia do nascimento de Yitzchak. O passuk nos informa que ele Avraham Avinu riu em seu interior, ou em seu coração. A palavra que aparece em hebraico para “em seu coração” é בלבו (Belevo). O valor numerico para בלבו é 40. O que nos mostra que os 40 dias no Sinai era o equivalente à colocar a Sagrada Torah no interior, ou no profundo do íntimo do coração. Esse também é o motivo máximo do afeto entre mãe (lactante) e o filho. A ligação entre ambos é algo incrível e a nossa relação com a Sagrada Torah, o leite que nos alimenta à vida espiritual, deve também ser o nosso elo com Ruach, a face mãe do Sagrado, segundo os Mikubalim.
Att.,
Yaakov Carneiro
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s