Quinta-feira, 9 Abril, “15 20 Nissan, 5775 Pêssach (Chol Hamoed)

BS”D
Shal’m a todos. Como estão?
Segue alguns avisos importantes para nossa festividade.
Quinta-feira, 9 Abril, “15
20 Nissan, 5775
Pêssach (Chol Hamoed)
Ontém foi o 4º dia da contagem do Omer.
Hoje: Hod sheb’Chessed
Hoje Conte 6
Torah U’Mishpat
Chol Hamoed:
Dos 8 dias de Chag Chamatzot, os dois primeiros e os dois últimos são chamados “yom tov” (dias festivos), Verifiquem a matéria estudada sobre Halacha de Yom Tov.
Os quatro dias intermediários são chamados chol hamoed – “dias de semana festivos”, ou “dias intermediários”, quase tão sagrados quanto o Yom tov (Verifique a matéria estudada e a halacha).
(Em Israel, onde Pêssach é observado por sete dias, o primeiro e o último são yom tov, e os cinco dias intermediários são chol hamoed.)
Os dias de yom tov são dias de shavat, nos quais todo tipo de trabalho criativo é proibido, como no Shabat, com exceção de alguns tipos de trabalho relacionados com o preparo de alimento PARA O CHAG.
Em chol hamoed a proibição de trabalho é menos estrita – o trabalho cuja falta resultaria em “perda financeira significativa” é permitido (exceto quando Chol Hamoed também é Shabat, quando todo o trabalho é proibido).
Esta noite fazemos a contagem depois do 5 antes do sete.
Amanhã é o 6º dia da Contagem do Ômer. Como no calendário judaico o dia começa ao anoitecer do dia anterior, contamos o Ômer para amanhã hoje à noite, após o anoitecer. “Hoje são 6 dias da contagem do Ômer.” (Se você perder a contagem esta noite, pode contar o Ômer durante todo o dia de amanhã, mas sem a bênção precedente).
Contamos assim dias e semanas para perfazer os 49/50 dias e 7 semanas para o 50º dia, que é Shavuot, a festa que celebra a Outorga da Torá no Sinai. Recebemos assim a torah De’Oraita e a Torah She bealpê, embora haja discussão sobre o que já tinhamos, celebraremos o recebimento outorgado.
Segundo os Mikubalim de abençoada memória esta noite reflete a Sefirá de Yesod sheb’Chessed – “Fundação da Bondade”
Um costume muito bonmito nesta noite é, permanecer acordado na véspera do Sétimo Dia de Pêssach e passar a noite inteira estudando Torá e em festiva celebração do grande milagre da abertura do mar.
 Lembre-se nessa passagem da noite é ideal para receber a torah. Não perca, tenha o mérito de seguir centenas de chachamim nessa conexão.
Fontes:
K.Shulchan Aruch / Internet Chab. Pt.

Chag Sameach – Yaakov Carneiro

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s