Seguindo somente as escrituras – Nova Kehilah Beit ‘Or

B”H

Seguindo somente as escrituras.

Introdução:

Decidi escrever esse artigo porque nós da Kehilah Beit ‘Or, tivemos uma trajetória de muitos contrastes e ainda hoje somos assim. Porém a KBO prefere não escolher dogmas, ou tomar decisões que separem-nos de outros grupos semíticos ou que nos tragam separações e divergências internas. Em nosso último concilio decidimos alguns pontos que nos definem, pontos estes que ficaram clars para nós que só seriam estipulados como uma forma de mantermos uma homogeneidade, o que não significaria um ponto final entre nossos pontos mais divergêntes, já que a liberdade de pensamento é algo inerente a nossa comunidade, desde que, obviamente tenha coerência com a Torah Kedushah. Dentro destes pontos seguem os que ficaram decididos em reunião.

1 – Que as Leis de Noach deveriam ser mantidas ao Ger que decide viver entre nós, como uma (espécie de pacote) base de fé para abrir espaço para uma caminhada continua em direção a um crescimento na escada infinita rumo às mitzvot (Mandamentos).

2 – Decidimos também que os13 princípios da fé judaica são a melhor maneira de nos definir como identidade. São também uma maneira didática de informar nossos princípios para que fique claro aos novos estudantes.

3 – Decidimos que como instruído por nossa tradição, bem como nosso Moréh HaGadol RIBI Ben David, que a Torah Kedoshah é nossa única base de fé obrigatória e que nela está codificada toda a história da humanidade, bem como instruções de coisas que não estão necessariamente explícitos no Sefer Torah Kedushah. Entretanto não assumimos a postura de SolaScriptura (Para melhor entender assista  vídeo sobre isso de R. Yaakov Benlev no Youtube), por entender que a Torah nos instrui aceitar Torah e Mishpat dos líderes de nossas gerações. Sendo assim as mitzvot d’rabanan que não ferem os princípios das mitzvot escritas não devem ser de maneira nenhuma rejeitadas, pois fazendo isso rejeitaremos também o Sefer Torah. Entendemos também que as discussões de Rabanan chegaram ao ponto de fazer uma busca de cada resposta das mitzvot contidas tanto no Chumash (Pentareuco), quanto nos demais livros do Tanach (Bíblia Judaica) e sendo assim o critério de Mitzvot d’rabanan foram dados no Sinai e já estavam contidos no Chumash e precisaram ser decodificados.

4 – Sobre a caminhada de Teshuvah, cremos que há uma grande diferença de quem quer viver a Torah Kedushah, de quem não consegue e de quem não quer. Cada um tem um nível de envolvimento. Em nossa comunidade há conservadores, há pessoas caminhando para terem uma vida mais “ortodoxa” e outros caminharão ainda mais longe. Nós acreditamos que há um caminho do meio, mas respeitamos quem quer ir além e insentivamos, mas nunca, nunca isso dará o direito para o mais exigente exigir sua capacidade de fazer a mais para o Eterno dos menores da comunidade. O Contrário também é verdadeiro, o menos dedicado não pode dar-se o luxo de permanecer distante do potencial e propósito do Eterno em sua vida, também não poderão igualmente condenar os que desejaram fazer mais para o Eterno. Nossa comunidade é, acima de tudo acolhedora aos que desejam aprender e caminhar com o Eterno.

5 – Mashiach – Nossa comunidade reconhece a importância da valorização do governo tanto comunitário como nacional da família de David HaMeleach que ainda hoje é conhecida. Nossa comunidade sempre apoiará a promessa de Reino a Casa Davidica como Mitzvah (Mandamento) de apoio a nossos governos. Além de tudo nossa comunidade crê que homens ungidos (Meshichim), nas escrituras nos são entregues de tempos em tempos para levar e guiar o povo em direção a Torah Kedushah. Nossa comunidade respeita as diferenças crenças quanto a esse ponto e entendemos que o respeito quanto a estas divergências deve ser mantido. Não aceitamos as lendas, os engodos e as mitologias iniciadas na Grécia e em Roma pelos Helenistas. Entendemos também que Israel nasceu para servir, adorar e obedecer ao Eterno, HaKadosh Baruch hu, e esse deve ser o foco. Quanto a visão messiânica, embora seja um ponto importante, não deve separar e dividir o povo de Israel, porque nossa fé está em Avinu Malkenu, nosso Pai nosso Rei. No restante somos todos iguais. Aguardamos a Gueulah.

 

Advertisements

One thought on “Seguindo somente as escrituras – Nova Kehilah Beit ‘Or

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s