Comentário da parashat Noach

Parashat Noach:
Bereshit 6:9-11:32

Essa é uma parashah muito interessante, o princi
Elokim instrue a Noach e a Torah chama Noach de Yish Tzadik (Homem Justo). Isso referente a um mundo totalmente corrompido. Havia justiça no mundo? Talvez aos olhos humanos, mas não segundo HaKadosh Baruch hu. Muitos acreditam em bondade humana, mas bondade humana nem sempre é justa, mas é influenciada por emoções que envolvem suas decisões. Comparado com o restante do mundo em Eretz, Noach estava mais elevado e mais desprendido destas emoções que muitas vezes corrompem o juízo.

A grade instrução e Mitzvah (Mandamento) de Noach, foi construir uma grande Teivah (arca) de madeira revestida de piche por dentro e por fora. Isso devido a um grande MABUL (Dilúvio). Segundo Elokim, estas águas apagariam toda a vida sob a face de Haaretz, porém a Teiváh flutuaria sobre a face das águas protegendo Noach e sua família e depois membros (Macho e fêmea) de cada espécie de animal.

Por 40 dias e noites as águas cairam sobre Ha’aretz. as aguas demoram mais 150 dias antes de se acalmarem e começarem a retroceder. A arca então assenta-se sobre o Monte Ararat.
Noach envia Pombos, quando o solo seca completamente 365 dias depois do início do dilúvio Elokim ordena Noach sair da Teivahe povoar novamente a Terra.

Qual a mitzvah positiva mais importante que HaShem deu a Adam na parasha anterior? E qual a mais importante aqui? Sendo assim uma das coisas primordiais para a vida Israelita é cuidar da Família.

Em breve mais coisas profundas da Parasha. Shalom.

R. Yaakov Benlev

Kehilah Beit ‘Or – BR
Advertisements

One thought on “Comentário da parashat Noach

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s