Chag HaSukot Sameach 2013 (5774)

Chag HaSukot

A festa de sukkot é uma forma de comemorarmos a proteção de HaShem. Uma forma de Ele nos envolver. Durante nossa jornada de 40 anos pelo deserto (1313-1273) e lá HaShem nos envolveu e protegeu. Durante 7 dias, começando na véspera de 15 de tishrei. HaShem em seu amor nos convida a habitarmos durante 7 dias dentro de sukkot (tendas).

Uma sukka é uma cabana de construção temporária, seu teto é coberto por vegetação. O seu significado é a fragilidade e a vida temporária da habitação dos homens neste mundo. Além destes conceitos lembrando que dependemos totalmente da proteção celestial.
Costuma-se comer ao menos um k’zayit, uma pequena medida de azeitona, debaixo da sukkah.
Fazemos uma beracha especial, Leishev BaSucá. Durante toda a festa fazemos refeições na sukkah. Embora as halachot permitam comer algo fora da sukkah, alguns Yehudim não comem, nem bebem nada fora da sukkah.

Nós da Kehilah Beit ‘Or recebemos do Rav de nossa geracão a seguinte instrução, habitar na sukkah significa fazer dela o mesmo que se faz em sua moradia convencional. Como nem sempre fazemos todas as nossas refeições em nossas casas, tentamos fazer o possível para comer tudo na sukkah, mas o que vale é entender o sentido da MITZVAH. Para mais detalhes da MITZVAH, procure seu Rav.

Att.,

R. Ya’akov Benlev

Advertisements

One thought on “Chag HaSukot Sameach 2013 (5774)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s