Yom Kipur 2013 – O que fazer em Yom Kipur na prática?

Horario de acendimento das velas: 17:26 (RJ)
Término de Yom Kipur: 18:20
yom-kypur2013
Sexta-Feira (14 Set.) Serviço de Kol Nidre
PROCURE SEU PROFESSOR.
COSTUMES DE VÉSPERA DE YOM KIPPUR
SELICHOT:
Devemos pedir desculpas a todos os que nós prejudicamos de alguma forma, inclusive com palavras. É uma forma de treinar nossa humildade e melhorar nossas atitudes diante de HaShem.
TZEDAKAH:
É importantíssimo fazer tzedakah ao máximo como uma forma de manifestar nossa vontade e desejo de fazer kaparah, lembrando que somos peças fundamentais para o tikum olam. Nós devemos fazer o possível para melhorar o mundo, seja em cada gesto. Podemos fazer isso com prioridade da torah, primordialmente, seja em institutos de torah, yeshivot e etc. Com prioridade geográfica, ou seja mais próximo de sua cidade e país, ou familiar, esta é a mitzvah.
BENÇÃO DOS PAIS:
É  costume os pais abençoarem seus filhos imediatamente antes do Jejum, para isso não há formulas, mas muitos pais costumam por a mão sobre a cabeça dos filhos. Alguns pais fazem ligações por telefones aos seus filhos pouco antes do Jejum.Bracha para o filho: Yesimcháh Elo-him kê Efraim vechi Menashe – “Que Elo-him te faça como Efraim e Menashe”.  [Vaidaber]
Para as filhas: Yesimech Elo-him k’sará, v’Rivkah, v’leah – “Que Elo-him te faça como Saráh, Rivcáh, Rachel e Lea”. [Vaidaber]
Vaidaber Adonai el Moshê lemor: Daber el Aharon veel banav lemor: “Cotevarechu et Benê Yisrael, amor lahêm:
‘Yevarechechá Adonai, veyishmerêcha. Yaer Adonai panav elêcha,vichunêca. Yissá Adonai panav elêcha, veyassêm lechá shalom.’
Vessamu et shemi al Benê Yisrael, va’Ani avarechêm.”
 [Vaidaber] E falou Adonai  a Moshê, dizendo: Fala a Aharon e a seus filhos, dizendo:“Assim abençoareis os Filhos de Israel’, dizendo-lhes: ‘Adonai te abençoe e te guarde. Faça Adonai resplandecer Sua face sobre ti e te agracie. Dirija Adonai Sua face sobre Ti e te dê Shalom.’ Eles colocarão Meu nome sobre os Filhos de Israel; e Eu os abençoarei.”
REFEIÇÕES:
Uma das Halachot que mais fazem sentido é esta, pois você se prepara para não ter desejo contra a torah. Sendo assim deve se comer fartamente antes do jejum de Yom Kipur. De preferência chamar pessoas pobres ou com menores recursos financeiros para participar desta mesa farta. Dizem nossos sábios que “Todo aquele que come e bebe na véspera e jejua em Yom Kipur é considerado como se jejuasse dois dias seguidos”. Muitos comem Chalot com Mel. Todos os alimentos devem ser de facil digestão, por motivos obvios.
DIA DE LAMENTO:
Não usamos sapatos de couro, umguentos, perfumes, coisas que dêem kavod a sí ou vaidade. É um dia de lamento, apesar de ser alegre. Procure seu Rav para tirar dúvidas.Encaminhe o Link para seus amigos que precisam viver a torah. Que HaShem abençoe.
R. Yaakov Benlev
Advertisements

2 thoughts on “Yom Kipur 2013 – O que fazer em Yom Kipur na prática?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s