Compreendendo Rosh HaShanáh – Agenda de Yom teruáh 2013 – 5773 – 5774

Rosh HaShanáh:

Shalom Chaverim. Na primeira noite de Rosh Hashaná (Yom Teruáh), desejamos uns aos outros ”Leshana Tovah Tekatev Vitechatem” – “Para um ano bom, que seja inscrito e selado.”

Segulot: 

Maçã com Mel:
Nestas noites comemos na refeição maça mergulhada no meu. A cabeça de peixe no jantar. Comemos também Romãs, cenouras doces, ou em salada, e oitros alimentos como mamão e milho cozido. Fora isso deixamos para a segunda noite uma fruta que não comemos no semestre anterior. Ou vestimos uma peça de roupa nova. A idéia é entregar algo novo para HaShem. Alguns Achim costumam levar anteriormente para o kniss algumas frutas exóticas para compartilhar.

Shofar

No decorrer da manhã e do serviço de Mussaf, o Shofar é tocado cem vezes, em várias combinações como tekiah shevarim e teruah. Nestes gestos nós reafirmamos que HaShem é Rei e nós o coroamos. Além disso lembramos da entrega de Abraham de seu filho Ytzchak.

Tashlich:

Durante a tarde, o serviço de prece Tashlich, no qual pedimos a Elokim para “jogar os nossos pecados nas profundezas do mar”, segundo a tradição,  é recitado à beira de um corpo de água (mar, rio, lago, etc.) contendo peixes.

Dez dias de arrependimento:

O período de dez dias, entre Rosh Hashaná e Yom Kipur é conhecido como “Os Dez Dias de Arrependimento”, ou dias temíveis; este é o período, dizem nossos sábios, sobre o qual o profeta fala quando proclama (Yeshayáhu 55:6): “Busca a Elokim quando Ele deve ser encontrado; chama-O enquanto Ele está próximo.” O Salmo 130, Avinu Malkeinu e outras inserções e adições especiais são incluídas em nossas preces diárias durante estes dias, nas amidot.

Agenda da Sinagoga Para Yom Teruáh – Rosh HaShanáh:

5 de Setembro Quinta-feira à noite  iniciaremos as 20H

O serviço público durará até as 21Horas, depois disso teremos estudos durante a noite até o amanhecer. Quando o dia amanhecer o Shacharit será as 6:30 da manhã até as 9:30.

Shanáh Tovah Umetukah! Que sejamos inscritos para a vida.Att.,

R. Yaakov Benlev – Kehilah Beit ‘Or Rj

Limud Torah ‘Or – BRAZIL
Advertisements

One thought on “Compreendendo Rosh HaShanáh – Agenda de Yom teruáh 2013 – 5773 – 5774

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s